segunda-feira, 13 de julho de 2009

Aula #013: Download - Desenho caricato

segunda-feira, 13 de julho de 2009
Acredito que, se você tem seguido as aulas à risca, já está desenhando uma porção de coisas... tem muita gente que me pergunta quando vamos ter aulas de desenho de personagens caricatos, então ok! Aproveito o período de férias pra deixar um presente para todos os blogonautas fiéis a este espaço.
O arquivo: desenho_caricato_fabio_vicente.pdf (clique no nome para fazer o download) é uma compilação do material publicado na revista "Novo Curso de Desenho", referente ao traçado caricato, de minha autoria. O arquivo contempla apenas a parte produzida por mim e incluida na primeira edição, que saiu nas bancas, de edição esgotada e fora de catálogo, e o material inédito, da segunda edição, cancelada por problemas entre um dos autores (que não fui eu!) e a editora (pra minha infelicidade, fechou algumas portas)...

O material vendeu bem na época e tinha futuro. Uma pena.


Página da primeira edição - © Fabio Vicente - 2000


Página da segunda edição, inédita - © Fabio Vicente - 2001

É uma cortesia de "Arteseqüencial, o blog": mas não custa lembrar... tem gente que pensa que tudo é permitido na internet e coisa e tal... Não é permitida a reprodução total ou parcial bem como a distribuição sob qualquer meio do presente material sem autorização expressa do autor. Caso queira incluir o link para o Download na sua página, coloque o link para essa postagem e dê os créditos a este que vos escreve. E importante: é expressamente proibida a comercialização do arquivo sob qualquer meio, sem autorização do autor.

Baixe, desenhe e se divirta!

UPDATE : Link corrigido!
UPDATE 2: VERIFICAR POSTAGEM RECENTE. DÁ PRA LER ONLINE.

17 comentários:

Vinicius Machado

muito bom esse material aprendi bastante

Fabio Vicente

Vinícius,

Pena que a revista não foi pra frente... essa é apenas uma breve introdução ao assunto. Mas já dá pra rabiscar bastante. É a base do traçado caricato.
Abraço, e novidades em breve!

Unknown
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown

Fábio, to curtindo muito suas aulas, eu já desenhava desde pequeno mas perdi a pratica com o passar do tempo e agora to retomando aqui com você.
Agora, eu tenho uma pergunta, eu gosto até de desenhar com lápis mas queria saber um pouco mais sobre desenho com caneta esferográfica, você tem algum material pra me recomendar ou o tamanho ideal da caneta pra isso?

Fabio Vicente

Hugo,

Desenho com esferográfica, a rigor, é realizado da mesma maneira que com qualquer outro material. Claro que com uma grande diferença, não tem como apagar o traçado. Portanto, por natureza, os desenhos com esferográfica mantém seu esboço aparente. As linhas iniciais devem ser feitas bem de leve e com bastante economia de traçado, o que torna a atividade mais difícil do que as realizadas à lápis. A esferográfica é o material ideal para a modalidade de desenho chamada "caligráfica", explicada na primeira videoaula. Então, recmoendo que se busque exercícios nessa modalidade de desenho, ok?
Em linhas gerais é isso.

Unknown

Bom não sei se você vai em responder,ja fez um tempo que você esta ausente no blog '-' mais espero que sim... Bom eu estou fazendo o download,consigo fazer,qoe que quando eu acabo o download e vou ver,ele abre uma pagina no IE e depois fecha sozinho!Eu estava muito querendo ver isso,Por favor ajeite o Link,ou então conserte o erro,ou me diz se eu estou fazendo algo de errado!

OBS:Eu fiz o download pelo Mozilla Firefox

Unknown

Bom não sei se vai ser possivel,mais alguem poderia Fazer a hospedagem em outro site para que eu possa baixar?esta dando erro,Um site que nunca da erro quando hospeda é o MegaUpLoad,Ficarei Muito grato se alguem poder fazer isso! =)

Unknown

Meu pai e um excelente desenhista caricato.Minhas irmão também desenham muito bem.Eu fiquei por conta das leituras e nunca pratiquei desenho...até quando fiquei em recuperação de uma cirurgia no joelho.Não tinha nada pra fazer resolvi praticar um pouco.Eu quis desistir nos primeiros rabiscos...mas prossegui.Eu gosto de desenhar roupas e tendo desenhar os meus proprios personagem.Quero muito aprender a lapida a forma de desenhar.Quero fazer aqueles croquis invejados.Não quero copiar quero criar.Estou tendo acesso a internet agora e foi a minha primeira iniciativa.Baxei a sua revista e realmente as tecnicas são mais simples.É o tipo de linguagem que precisava.Muito obrigado! pela sua iniciativa.Que Deus te ilumine!
DOUGLAS PINA.

Matheus Fernandes

o link foi removidoo!
algueem por favoor??

Fabio Vicente

Igor, Met e demais amigos,

Corrigi o link. Já dá pra baixar o arquivo!

Abraço!

Fabio Vicente

Douglas,

São histórias como a sua que fazem com que eu toque essa página adiante... Bom treino!
Abraço!

aviador
Este comentário foi removido pelo autor.
aviador

Professor Fábio, achei fantástica essa revista e sua iniciativa de deixá-la disponível para download. Meus parabéns!!!
Gostei tanto que fiz um post no blog que estou começando, falando sobre a sua revista e colocando o link do seu blog. Peço que dê uma passada nele e deixe o seu comentário, pois ainda estou no começo nesse mundo de blogs.

o endereço é http://euqueroaconhecertudo.blogspot.com/

Unknown

\o/ um ano atras comprei essa revista e agora acho teu blog na net mundo pequeno rsrs.

Fabio Vicente

Aviador,

Eu tentei entrar no blog, mas acho que você me passou o link errado...
Mas de qualquer forma, obrigado pela menção em seu blog... internet é isso aí... é pra compartilhar conhecimento!
Abraço!

Fabio Vicente

Fabio Vicente

Aracno,

O mundo é pequeno mesmo.
Certas coincidências deixam a gente surpreso!
Agora, você comprou a revista num sebo, ou a editora republicou?
Preciso saber pra entrar em contato com eles, caso tenha sido republicação...
Abraço!

Fabio Vicente

AleKing

Tem como você me enviar um link para baixar?

 
Arte Seqüencial, o blog ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates